sexta-feira, abril 07, 2006

O que ando a ler

Neste momento tenho dois livrinhos na minha mesa de cabeceira e felizmente acho que os dois foram boas compras.


The Military Revolution – Geoffrey Parker


Aborda a construção da supremacia militar ocidental entre 1500 e 1800. Todos os principais pontos têm direito a capítulos próprios: poderio naval, evolução do estilo de fortificações e as suas implicações para a guerra nessas regiões (por exemplo: como a trace italienne mudou o género de guerras que se faziam na Europa central), o uso de artilharia ligeira e pesada mais além dos modelos primitivos do medievo tardio e por fim as tácticas que permitiram fazer melhor uso de todas essas evoluções.




God Against the Gods - Jonathan Kirsch



Trata da fascinante relação do monoteísmo com o politeísmo (ou paganismo) durante a antiguidade clássica (existe também uma pequena parte sobre monoteísmo egípcio durante o reinado de Akhenaton). Aborda a propaganda do lado vencedor desta guerra e o que realmente esteve em questão durante séculos e ainda mais importante: porque que é que uma convivência pacífica não foi possível.
Especial relevo é dado aos reinados de dois Imperadores: Constantino, conversor do Império e Juliano que deu vida ao último movimento pagão dentro de fronteiras romanas (é inevitável a especulação do que teria sido do mundo se Juliano tivesse reinado tanto tempo como o seu predecessor em vez de apenas dois anos).

2 Comments:

Blogger João Baptista said...

nem imaginas o que eu ando a ler, Os Lusiadas

4:04 da tarde

 
Blogger Pod said...

Por gosto suponho :) (ou é obrigação?)

6:18 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home